O escritório Lemay, de Quebec, venceu a concorrência para redesenhar a orla de Casablanca, Marrocos, que incluirá o novo passeio marítimo da Mesquita Hassan II e Ain Diab.
Com modernidade, sustentabilidade e inovação em mente, o desenho urbano e paisagístico irá promover a mobilidade ao longo da corniche (uma estrada costeira, no penhasco) e visa reforçar a atração da costa.
Lançado em dezembro, o projeto contará com um parque urbano ao longo do aterro El Hank, que incluirá áreas de descanso, passarelas, esportes ao ar livre, entre outros. Como uma extensão da Mesquita Hassan II, o passeio é esperado para se tornar um novo marco marroquino.
Uma série de paisagens inspiradas nos Jardins Islâmicos definirá o projeto. "Uma primeira camada sombreada define a entrada para a promenade, enquanto um parque verde traça uma linha entre Corniche Blvd. e a costa. O próximo nível de jardins incentiva a recreação e o lazer, enquanto os seguintes níveis são dedicados ao caminhar e à praia. As camadas minerais e vegetais vagam, serpenteiam, sobem e se sobrepõem para criar paisagens elegantes e integradas. Nas interseções da rua, as praças públicas funcionam como portões para o mar e conectam serviços como restaurantes, lojas, fontes, instalações sanitárias e estacionamento subterrâneo. Uma visão desobstruída do mar sempre domina, graças a uma integração das instalações e da paisagem", explicaram os arquitetos.
Estratégias de desenvolvimento sustentável foram incorporadas ao desenho do projeto, como um bonde elétrico, a primeira ciclovia da costa de Casablanca, um sistema de tratamento de águas cinzas, reciclagem, o uso de materiais locais e a revitalização de áreas naturais.
Os programas serão baseados em três funções principais: um espaço festivo de eventos, um resort à beira-mar e a preservação da natureza.
A primeira fase do passeio marítimo da Mesquita Hassan II está "prevista para o final de 2017."
Notícia via: v2com.